Um artigo do Eletro Críticas: 

10 Presentes Incríveis para Crianças Que Já Tem Tudo

Presentear uma criança é uma tarefa difícil, especialmente quando é uma criança que já possui de tudo. Mas não é impossível! Vamos te dar 10 dicas para arrasar no presente!

Vai visitar uma criança ou foi convidado para uma festa de aniversário infantil? Então, uma das suas preocupações do momento é justamente qual melhor presente para a criança!

Mas deixa eu te contar um segredo: a última coisa que você precisa se preocupar é com o fato da criança já ter muitos brinquedos e roupas.

Afinal, o melhor está na intenção de dar um presente que será muito bem aproveitado e que a criança gostará.

Por isso, vale a pena apostar na criatividade, comprando um presente diferenciado.

Vamos dar algumas dicas dos melhores presentes infantis, com sugestões para bebês até crianças mais velhas, de 8 a 9 anos.

Potinhos de Empilhar e Rolar

brinquedo para criança pequena
VER PREÇO

Para começar simples, vale a pena apostar em brinquedos que podem ser aproveitados de diferentes formas.

Este aqui é um brinquedo super versátil.

São 10 potinhos e uma bolinha. A principal função é a de empilhar os potinhos (numerados) do maior para o menor, posicionando a bolinha em cima. 

Porém, o brinquedo pode ser usado para além da atividade de empilhar, podendo ser encaixado e se transformando em até 5 bolas diferentes e coloridas, assim como você pode formar as bolas umas dentro das outras e formar um chocalho. 

Com certeza a criança vai amar descobrir brincando as diferentes funcionalidades do brinquedo. 

Além disso, estes potinhos de empilhar e rolar são da Fisher Price, uma das melhores marcas quando se trata de brinquedos infantis de qualidade.

Esta é uma sugestão de brinquedo para crianças acima de 6 meses até 2 anos.

Tetris Quebra-cabeça de Madeira

dica de presente infantil
VER PREÇO

Os melhores tipos de brinquedos são aqueles que além de entreter e divertir a criança, também ajudam no seu desenvolvimento cognitivo.

Por isso, brinquedos como o Tetris com peças de quebra-cabeça são muito interessantes!

A criança precisa, pela tentativa de erro e acerto, encaixar as peças em um espaço limitado, de acordo com o formato de cada peça.

E este é um tipo de brinquedo que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, tendo em vista que precisam manusear com cuidado cada peça, para encaixá-la no local certo.

Mas, além de tudo isso, este Tetris de Quebra-Cabeça de Madeira possui outras vantagens e tudo por conta do material.

Por que presentear com brinquedos de madeira?

Existem vários estudos que provam que brinquedos de madeira são muito mais benefícios para as crianças!

Além de serem brinquedos com uma durabilidade muito maior (daquele tipo que passa de geração para geração), eles ajudam no desenvolvimento da criança, especialmente para o tato.

Brinquedos de madeira estimulam uma sensação mais agradável ao toque, de forma que se tornam brinquedos até mesmo mais lúdicos.

Potato Head com 12 Peças

brinquedo divertido para criança
VER PREÇO

Agora, um brinquedo ainda mais divertido para incentivar a criatividade de uma criança acima dos dois anos, é um Potato Head.

Se você já assistiu Toy Story, com certeza vai se lembrar dos personagens Senhor e Senhora Cabeça de Batata!

E é justamente inspirado nesses personagens que surgiram os bonecos Potato Head (Cabeça de Batata, do inglês).

É um brinquedo engraçado, que vai despertar o interesse e a curiosidade de cada criança, e interativo. Contendo 12 peças, a criança pode montar e desmontar o boneco várias vezes, retirando orelhas, olhos, boca, nariz… Assim como misturando as peças de diferentes formas também.

O melhor é existem disponíveis várias versões desse brinquedo, com peças variadas. 

Tabuleiro de Alfabeto em Madeira Montessoriano 

alfabeto infantil de brinquedo
VER PREÇO

Outra forma de você acertar muito no presente, agradando não somente à criança, mas também aos seus pais, é apostando em um brinquedo educativo, que desenvolve a cognição da criança.

Já falamos sobre os benefícios dos brinquedos de madeira, e este, além de ser um alfabeto em madeira, é também um brinquedo montessoriano.

Ou seja, é um brinquedo utilizado no método Montessori, cujo objetivo é proporcionar uma experiência lúdica e sensorial para a criança.

Os brinquedos montessorianos estimulam e auxiliam no desenvolvimento da autonomia de cada criança. Ou seja, não precisa da presença constante de um adulto ao seu lado para que ela aprenda e brinque. 

Este brinquedo de Tabuleiro em Alfabeto é uma excelente escolha de brinquedo montessoriano.

Bastante simples (como é recomendado no método), o brinquedo é nada mais que um tabuleiro com todas as 27 letras do alfabeto removíveis, acompanhado de imagens representativas e palavras que começam com cada letra, o que facilita na didática para o aprendizado do alfabeto e formação de palavras.

Geralmente, os brinquedos montessorianos são bastante simples e objetivos, possuindo uma função única. De forma que a criança não fique muito distraída e confusa na hora de brinca e, consequentemente, aprender.

Mad. Crescer – Cadê O Bicho?

brinquedo educativo para criança
VER PREÇO

Outro brinquedo de madeira bastante lúcido é o Cadê o Bicho?, da coleção Crescer.

Este é um brinquedo recomendado para crianças acima de 4 anos e possui 27 peças e 3 dados (atenção: as peças possuem menos de 7 cm!). 

Porém, entre vários relatos de pais e mães, este é um brinquedo de jogo que servirá bem para crianças entre 2 a 4 anos, pois se trata de um jogo simples e lúdico para estimular o aprendizado da criança sobre os animais. 

Os principais objetivos desse brinquedo é desenvolver a percepção visual da criança, o seu raciocínio e a concentração. 

Os dados sorteiam o animal, a cor e a estampa do corpo. E, entre as 27 pelas, a criança precisa encontrar aquela que possui o animal, cor e estampa correspondentes. 

Blocos Quebra-Cabeças Zoológico Xalingo

quebra-cabeça para crianças pequenas
VER PREÇO

Uma opção interessante para desenvolver o raciocínio e a coordenação motora da criança é oferecer brinquedos como quebra-cabeças.

Este é um bem simples para crianças de 2 anos, que possui apenas 36 peças de madeira.

Cada 4 peças formam uma imagem diferentes, formando ao total 9 cenas.

Para crianças mais novinhas, que tendem a ter a concentração reduzida, vale a pena apostar em um brinquedo mais simples, mas que possui os mesmo benefícios de um quebra-cabeça menor.

Afinal, o objetivo da criança neste jogo é unir quatro peças de formam que uma imagem e repetir este processo 9 vezes.

Se você deseja dar um brinquedo que vai estimular a concentração da criança, este é um excelente jogo!

Coleção de livros de dedoche

livro de fantoche para crianças pequenas
VER PREÇO

Agora, uma opção simples para presentear bebês (crianças abaixo de 1 ano) é um livro de fantoche.

E os livros Dedoche da Todolivro são uma excelente opção.

Nestes livros, os pais podem ler em voz alta a história (média de 8 a 10 páginas, com uma a três frases curtas por página), colocando os dedos por dentro do livro, simulando os braços dos bichinhos.

A coleção da Todolivro  conta com história de urso, pato, cachorro, gato, macaco, ovelha, entre outros animais. 

Além de ser lúdico, despertando a curiosidade da criança, se torna uma atividade divertida para ser feita com os pais e suas crianças, estimulando desde cedo o desejo pela leitura nos pequenos.

Os livros são bem baratinhos (abaixo de R$20) e, caso você deseja presentear, vale a pena comprar uma coleção com 3 a 5 histórias.  

Xadrez com jogo de memória colorido

brinquedo para estimular inteligência
VER PREÇO

Uma opção incrível de brinquedo para estimular a inteligência, foco, concentração e raciocínio de uma criança é um jogo da xadrez com memória!

Este jogo, com as peças de madeira, é recomendado para crianças mais velhas, acima de 6 anos, e para ser jogado com supervisão, pois contem várias peças pequenas (de 1cm!).

Funciona da seguinte forma: a criança colocará os pinos dentro do tabuleiro, cada pino contem uma ponta colorida (4 pinos para cada cor, 6 cores diferentes).

Ao lançar o dado, cada jogador deverá retirar um pino da cor correspondente ao dado.

Mas existem várias formas diferentes que você pode desenvolver este jogo com uma criança, de modo que ele se torne bastante versátil. Por exemplo, pode brincar retirando duas peças por vez, buscando retirar peças com a mesma cor.

Por ser um jogo com peças pequenas (a maior peça é o tabuleiro, que mede 16,5 cm), pode ser levado para brincar em diferentes lugares.

Quebra-cabeça com personagens de desenhos

quebra-cabeça para crianças
VER PREÇO

O segredo para não errar no presente é conhecer, principalmente, os gostos da criança.

Portanto, se você quer um presente para uma menina que ama princesas ou ama o filme Frozen, com certeza vai ser incrível dar um quebra-cabeças temático.

Existem várias opções, como este de 60 peças, que forma uma imagem da Elsa com o Olaf.

Além disso, existem outros com uma maior quantidade de peças – 80, 100, 120 peças – e de outros filmes e personagens, como A Pequena Sereia, Mickey, Cinderela, A Branca de Neve, A Bela e a Fera, e até mesmo um quebra cabeça com as principais princesas reunidas.

O importante é escolher um modelo que seja de acordo com o gosto da criança que você deseja presentear.

A recomendação de um quebra-cabeça de 60 peças é para crianças acima de 4 anos, enquanto de 100 peças é para crianças acima dos 6 anos. 

Trator Giant Escavator

brinquedo para crianças
VER PREÇO

Um brinquedo muito divertido para meninas pequenos é um mini trator escavadeira.

Este modelo, da marca Roma, suporta crianças com até 50kg, e é um brinquedo bastante divertido!

 A recomendação é que seja para crianças acima de 3 anos, pois pode conter peças pequenas. Pelo tamanho, o ideal é para crianças até 6 anos. 

É um brinquedo para estimular a curiosidade da criança e desenvolver sua coordenação motora, tendo em vista que ela realmente vai puxar a alavanca para utilizar a escavadeira.

5 Dicas práticas para acertar no presente infantil

Eu sei, o nosso maior medo quando precisamos dar um presente é acabar cobrando algo que a pessoa não vai usar ou gostar. 

E, no final das contas, ninguém gosta de presentear algo que logo em seguida será trocado.

Quando se trata de crianças, pode ser ainda mais complicado. Pois, parece que a missão é em dobro: agradar os pais e também o presenteado.

Além dessas opções variadas de presentes incríveis para diferentes idades, selecionamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o presente:

  1. Conheça o que a criança gosta

Se tiver contato, pergunte do que ela gosta de brincar, quais personagens e filmes ela gosta de assistir e informações que podem ajudar a escolher um presente que realmente agradará;

  1. Aposte em qualidade

Escolha presentes de qualidade que poderão ser aproveitado por muito tempo.

A maioria dos presentes infantis podem acompanhar a criança por longos anos ou até mesmo durante toda a sua infância.

Porém, se o material não for de qualidade, de nada adiantará – ele acabará muito antes de todo o tempo que a criança poderia ter aproveitado. 

Brinquedos de plástico e de marcas desconhecidas tendem a acabar rapidamente. Já brinquedos de madeira podem durar décadas, além de serem mais bonitos e atemporais.

  1. Dê brinquedos educativos e que ajudam no desenvolvimento

Isso não significa (nem de longe!) que este será um brinquedo chato ou que a criança não terá interesse. Pelo contrário!

Estes são os melhores tipos de brinquedos, pois além de entreter e divertir a criança, estará ajudando-a, seja para aprender algo (como o tabuleiro de alfabeto) ou para ajudar no seu desenvolvimento cognitivo e de novas habilidades.

  1. Tome cuidado com a idade

Este é um erro que você não pode cometer quando se trata de presentes infantis (e aqui vai além dos brinquedos).

Quando a criança tem acima de 2 anos, vale muito mais a pena comprar presentes pensando na idade acima do que na idade atual.

Por exemplo, é melhor dar um presente para uma criança de 3 anos que seja ideal para 4 anos do que para 2 anos.

Quando se trata de brinquedo, as crianças tendem a perder o interesse quando este não a desafia mais. Quando se trata de roupas e calçados, as peças podem se perder rapidamente com o crescimento da criança.

5. Não se preocupe com o que a criança já tem

Muitas pessoas ficam travadas na hora de escolher um presente para criança com medo de dar algo que ela já possui, ou dar algo que ela nem vai ligar.

A verdade é: se o brinquedo for interessante, a criança sem dúvidas amará. Então, se esforce para dar algo que você sabe que é legal.

Com tudo isso em mente, você vai arrasar na escolha do presente infantil!

Aléxia Macêdo

Aléxia Macêdo

Aléxia Macêdo, graduanda em Ciências Sociais, apaixonada por literatura e internet, escreve para o Eletro Críticas suas analises de lojas e produtos de confiança.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Eletro Criticas
Logo