Melhor Scanner de 2019: Saiba em qual modelo deverá investir

O scanner é uma ferramenta essencial para quem trabalha com documentos, principalmente em escritórios. Embora pouco mencionado no Brasil como “Digitalizador”, o Scanner (em inglês) facilita muito a rotina de trabalho.

Então se você deseja comprar um excelente Scanner, mas está a procura de informações detalhadas para realizar a sua melhor escolha é só continuar comigo, pois a partir do próximo tópico irei compartilhar contigo alguns detalhes importantes que devem ser considerados durante a pesquisa do produto. Me acompanhe.

Qual é o melhor scanner para computador de 2019?

Pois bem, após me acompanhar até este exato momento e observar alguns detalhes importantes que dizem respeito as especificações sobre os digitalizadores é hora de compartilhar contigo tudo que você precisa saber para comprar com tranquilidade.

ConversorCaracteristíca
Scanner Photo Perfection V19Melhor custo-benef[icio
Epson WorkForce Uso profissional
Fujitsu ScanSnap S1300Armazena na Nuvem
Brother DS-720DLeve e compacta
Fujitsu ScanSnap iX1500 Velocidade
Czur Smart Scanne Para revistas

Scanner Photo Perfection V19

scanner da epson

VER PREÇO

Este é o modelo para quem procura o Melhor custo-benefício. O Scanner Photo Perfection V19 possui alta velocidade, cabo USB tipo-C e oferece uma resolução de 4800 x 4800 DPI que preserva e melhora a qualidade das imagens. Além disso restaura e remove poeira.

Com a tecnologia Easy Photo Fix® melhora a cor, e remove a poeira das fotografias digitalizadas.  faz a detecção automática do documento a ser digitalizado.

Uma dica importante: Quando for utilizar o aparelho pela primeira vez não se esqueça de acionar o botão “desbloquear” senão a câmera de digitalização poderá não funcionar. Agora quem usa Mac é mais recomendável utilizar o software de digitalização da Apple, o Image Capture que terá excelentes resultados.

Epson WorkForce es-500 W Sem Fio Cor Duplex

epson workforce

 

Este modelo da Epson é excleente para quem procura um equipamento rápido e de uso fácil. Com ele é possível fazer a digitação de documentos para os mais diferentes tipos de dispositivos como, por exemplo, um PC, tablet ou mesmo os serviços de gerenciamento de dados em Nuvem como é o caso do Google Drive e do Dropbox.

O Epson es-500 W possui uma significativa velocidade de até 35 ppm o que permite fazer a digitalização de grandes documentos de modo bem rápido e eficiente, seja um pacote de documentos ou cartões de visita até modelos de papeis mais rígidos.

Este modelo de scanner conta com o driver TWAIN que facilita a compatibilidade com qualquer tipo de software de gerenciamento de documentos. Considere este detalhe na hora de realizar a instalação, pois alguns usuários tiveram dificuldades quando tentaram utilizar o software “Document Capture Pro”, pois o mais acertado é o software “Epson 2”.

Fujitsu ScanSnap S1300i Mobile Document Scanner

scan snap

VER PREÇO

Este é muito bom para quem busca por um aparelho que faça uma boa correção de digitalização. Para se ter ideia, se você colocar o papel torto, o ScanSnap vai acertá-lo, além de realizar a autodetecção de cores, autorrotação de cabeça para baixo dos documentos e ainda a remoção rápida de páginas totalmente em branco.

Você pode ainda digitalizar os seus documentos que se encontram armazenados  na Nuvem, uma vez que o S1300i é compatível com os principais sistemas: Evernote, Google Drive e Dropbox.

Entretanto, esse scanner possui uma velocidade menor se comparado com alguns outros modelos, assim como a sua captura quando se trata de várias páginas ao mesmo tempo porque ele pode “comer” algumas páginas durante o processo de digitalização.

Leia também: Qual é o melhor Babyliss?

No mais, o Fujitsu ScanSnap realiza uma varredura de dupla-face de até 12 páginas por minuto e armazena até 10 páginas no seu alimentador automático de documentos. O aparelho é compatível com dispositivos PC e Mac.

Possui botão PDF pesquisável com extensões para PDF e JPEG. Digitaliza os arquivos tanto para Word como Excel, software de digitalização, cartão de negócios, AC ou USB alimentado e ainda cria palavras-chave pesquisável de texto ao estilo marca-texto.

Brother DS-720D Mobile Cor Page Scanner

scanner brother

VER PREÇO

A Brother DS-620 é idéal para quem procura um aparelho leve e compacto (algo em torno de menos de 400 gramas e 30 cm de comprimento, respectivamente) que possa carregá-lo para os mais diferentes lugares.

Ele possui cabo de alimentação USB e o seu pacote de software de digitalização é bem versátil, o que o faz ser desejado tanto para uso doméstico quanto profissional, mas que tenha algum tipo de restrição de espaço.

Todos os seus utilitários e drivers estão disponíveis para download diretamente no site da Brother. Se quiser poderá ajustar tanto o brilho quanto o contraste para otimizar melhor as suas digitalizações, inclusive de várias páginas.

Dentre os seus recursos, há em “Opções” a possibilidade de definição de orientação de página que lhe permite digitalizar de lado os recibos e fazer com que os arquivos fiquem direcionados para cima, o que lhe economiza tempo e esforço.

Com o auxílio do software DSmobileCapture é fácil localizar e alinhar de forma automática a borda superior do documento, mesmo que a sua página esteja torta e assim obter um bom alinhamento dos PDFs. Entretanto, a alimentação do DS-620 é manual, o que pode ser considerado como um inconveniente para algumas pessoas.

Fujitsu ScanSnap iX1500 Color Duplex Document Scanner com Touch Screen para Mac e PC (Black Model)

VER PREÇO

O modelo ScanSnap iX1500 da Fujitsu é o melhorpara quem busca um equipamento veloz. Ele consegue digitalizar cerca de 1.500 páginas em pouco menos de uma hora, sem comer e nem pular nenhum papel. A digitalização de folhas frente e verso conta com um sistema avançado de alimentação de papel.

A sua conexão é feita sem fio ou por Wi-Fi (por smartphone, notebook ou tablet), a tela é sensível ao toque e o equipamento conta com o software ScanSnap Home que possibilita até o uso de dados que são devidamente obtidos nas aplicações que são realizadas comumente.

Por ora, o software realiza a limpeza de documentos com recorte automático e ainda exclui as páginas que estejam totalmente em branco. O alimentador de páginas é de 50 folhas (ADF) e a resolução é de 600 dpi.

O ScanSnap iX1500 possui design moderno, digitalização de 30 ppm rápida e colorida, fácil e muito eficiente para documentos em Modo Manual e também com o Guia de Recibos. Possui detector de poeira e a interessante função de “Redução de Riscos” para garantir as imagens mais limpas.

Você também pode ler nosso guia sobre climatizadores aqui.

Czur Smart Scanner ET16 Plus

scanner para revistas

VER PREÇO

Agora se você deseja um Scanner para digitalizar revistas, você precisa conhecer este modelo que promete incríveis 100 páginas digitalizadas em menos de 2 minutos, ou seja, é muito rápido.

Com design diferente dos demais modelos comuns do mercado, o ET16 mais parece uma bela luminária de mesa, mas engana-se quem pensa que sua suave aparência esconde um aparelho frágil.

Pelo contrário, o Smart Scanner ET16 é a potência em forma de aparelho. Com ele você consegue digitalizar fácil documentos em página A3 e poderá salvá-los em diferentes extensões de arquivo, inclusive Word, Excel e PDF.

O ET 16 Plus possui uma tecnologia de curva de achatamento que permite realizar o disparo de 3 linhas de laser que auxiliam na análise fácil e imediata dos contornos de um documento encadernado ou de um livro aberto para finalmente produzir uma página achatada.

Com uma velocidade de 1,5 S/P ele consegue digitalizar um livro de 300 páginas utilizando somente 10 minutos, o que se for comparar com outros modelos de scanner por aí o ET 16 Plus supera nesta característica, algo em torno de 10 vezes mais rápido devido a tecnologia Auto-Scan.

Desta forma, você consegue digitalizar rapidamente qualquer tipo de documento, inclusive exames, projetos e revistas. Quanto aos papeis brilhantes, o ET 16 Plus consegue digitalizar devido a presença de 2 luzes suplementares de alta qualidade. Para melhor aproveitamento, é recomendável desligar a luz do teto e somente utilizar as luzes do aparelho para garantir a melhor qualidade do trabalho.

Quanto ao software, esse scanner conta com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) que é uma das mais potentes que permite digitalizar, realizar ajustes dos documentos e armazenar os arquivos em diferentes extensões.

E antes que me esqueça, ao realizar a digitalização de um livro aberto, esse software já separa de forma automática as duas páginas abertas.

Tipos de scanner

O scanner nada mais é do que um aparelho que consegue digitalizar imagens, textos e fotos impressos para serem visualizados e armazenados diretamente no computador, ele pode ser encontrado na Amazon ou na Americanas. Curiosamente, ele funciona em um sistema de varredura de imagens com a geração de impulsos elétricos por meio de um captador de reflexos.

Em ambientes de trabalho é mais comum a utilização do scanner cilíndrico, o qual realiza a leitura a partir de fotomultiplicadores. Entretanto, eles possuem uma limitação: eles só conseguem digitalizar as imagens e traços verticais e horizontais. Em contrapartida, possui uma boa capacidade para identificar um grande número de variações de tons nas áreas mínimas e máximas.

Além disso, vale lembrar que hoje você encontra diferentes modelos de scanners disponíveis no mercado. Alguns dos mais populares são os seguintes:

  • Multifuncionais – Na verdade, a digitalização é apenas mais um recurso deste tipo de equipamento que é mais procurado pela função principal: imprimir documentos. As multifuncionais são ideais para o manuseio e necessidades domésticas.

E, para melhor proveito, escolha um modelo que ofereça maior resolução, a qual é medida em DPIs (ou “dots per inch”) que, quanto maior for o número, automaticamente, maior é a qualidade de imagem.

  • Scanners de mesa (flatbed) – Este termo inglês é bastante empregado para se referir ao modo de digitalização que o aparelho realiza. Os modelos de mesa foram desenvolvidos para os profissionais e aqueles que possuem objetivos mais focados.

Deste modo, são excelentes para aqueles trabalhos que exigem maior qualidade na captura das imagens, o que é muito indicado para fotógrafos e outros profissionais que atuam na área de criação.

Como esses aparelhos são fisicamente maiores em comparação com os multifuncionais, tanto as fotos quanto os documentos recebem maior resolução no processo de arquivamento. Em outras palavras, quanto maior for a resolução do aparelho, maior será a qualidade da imagem.

Assim sendo, você não precisará reduzir o tamanho do arquivo digitalizado, senão poderá prejudicá-lo com possíveis distorções das cópias.

  • Sheet-fed – São os tradicionais modelos de escritórios, cuja característica mais marcante é a velocidade com que renderiza as páginas. Ele consegue digitalizar quantidades grandes de documentos em uma velocidade considerável, ou seja, faz muito e em pouco tempo.

Um ponto negativo encontrado neste modelo de scanner é que a sua resolução e qualidade final de digitalização perde para os outros modelos, embora existam alguns modelos que apresentam melhores resultados no processo.

Vale lembrar que o Sheet-fed foi desenvolvido com o intuito de facilitar o processo de digitalização em PDF utilizando pouco tempo para gerar uma grande quantidade de arquivos. Vários modelos deste tipo de scanner apresentam recursos extras interessantes como, por exemplo, o Bluetooth e o Wi-Fi.

  • Scanner de mão – Este é um dos modelos de scanners mais práticos e interessantes, uma vez que foi desenvolvido para se trabalhar juntamente com um laptop para que possa digitalizar facilmente qualquer documento em qualquer momento.

Também conhecido como scanner portátil ele acaba sendo mais simples do que os demais modelos e, por isso mesmo, a qualidade e resolução da digitalização acaba ficando aquém em relação aos demais.

Por mais que sejam portáteis nem sempre são os mais baratos. É preciso ficar atento a detalhes como esse.

Bom, como se pode observar existem vários modelos disponíveis no mercado. Para encontrar o melhor scanner de 2019 que atenda as suas necessidades é recomendável sempre verificar com atenção as especificações dos aparelhos e respectivos comentários dos usuários. Concorda comigo?

Dica extra: Tome cuidado com seus olhos se você usa computador por muito tempo. Compre um óculos de proteção de luz azul!

 

Aléxia Macêdo, graduanda em Ciências Sociais, apaixonada por literatura e internet, escreve para o Eletro Críticas suas analises de lojas e produtos de confiança.

Nós adoraríamos ouvir sua opinião.

      Deixe um comentário