Um artigo do Eletro Críticas: 

Qual o melhor tipo de certificado de segurança SSL

O certificado de segurança SSL é uma ferramenta tecnológica muito importante na criação de sites. Atualmente, todos os sites são avaliados com base na sua segurança, inclusive por buscadores na hora de mostrarem seus melhores resultados de pesquisa.

Ter um bom certificado SSL é garantia de que seu conteúdo e visitantes estão protegidos, e é muito importante para aumentar a credibilidade do seu projeto. 

Se você não sabe o que é o certificado SSL, vai gostar de conhecer mais detalhes sobre ele logo abaixo e ter a oportunidade de descobrir o SSL Hostinger, uma boa opção para ser parceira na criação do seu site.

O que é o certificado de segurança SSL?

foto com legenda certificado de segurança ssl o que é
O certificado de segurança SSL é uma camada de proteção. Foto: Canva.

O certificado SSL tem sua sigla feita para o termo Secure Socket Layer. Ele é uma camada de proteção adicionada ao seu site que faz a criptografia que aumenta a segurança dos dados compartilhados na web. 

Para saber se um site tem certificado SSL, basta notar que o prefixo HTTP antes do domínio muda para HTTPS e com um ícone de cadeado. Tudo isso é utilizado para sinalizar que aquele é um site seguro.

Se você se pergunta se um site de venda de roupas online é confiável, por exemplo, basta procurar por esse símbolo no topo da página.

Esse tipo de certificado pode ser contratado com a hospedagem e domínio pelo seu provedor. Portanto, uma das formas de escolher uma boa parceria para estes serviços é verificar a existência de um certificado SSL para a criação do seu site.

O SSL Hostinger, por exemplo, pode ser contratado com os serviços de hospedagem e registro de domínio. Por isso, vale a pena conhecer!

Qual a importância do certificado SSL?

Cada vez mais se torna necessário a contratação de um certificado SSL na criação de um site. Ele torna qualquer site mais seguro por meio de criptografia que protege os dados tanto dos visitantes quanto dos proprietários do site.

A criptografia é um processo de codificação de informações. Isso significa que todo e qualquer dado inserido no site é armazenado em forma de código para evitar que hackers tenham informações de dados colocados ali. 

Além disso, o certificado SSL pode verificar a propriedade do site, deixando a plataforma mais segura por estar relacionada a um responsável por meio de um e-mail, endereço e outras informações de contato que podem ser acessadas pelo visitante.

Vantagens do certificado de segurança SSL 

Em primeiro lugar, a maior vantagem do certificado SSL é a segurança. Como falamos acima, o processo de criptografia das informações é essencial para que nenhum possível invasor tenha fácil acesso às informações ali colocadas.

Depois disso, também é necessário evidenciar que esse tipo de certificado dá ainda mais credibilidade a um site. Isso acontece porque a maioria dos usuários se sente segura de navegar em um site verificado e que não mostra nenhum aviso de perigo logo ao digitar o domínio.

Essa mesma credibilidade pode ser estendida aos mecanismos de busca. Eles estão frequentemente aprimorando seu algoritmo para mostrar conteúdos de qualidade e sites seguros em suas pesquisas. Então, sites com certificado SSL com certeza tem prioridade nas primeiras posições nos buscadores.

Mas quais são os tipos de certificados SSL? Qual devo escolher? Essas são dúvidas frequentes que aparecem logo após você conhecer a importância do SSL e nós te contamos mais sobre isso logo abaixo.

Quais os tipos de certificado de segurança SSL?

foto com legenda certificado de segurança ssl quais os tipos
Existem três tipos de certificado. Foto: Canva.

Existem três tipos de certificado de segurança SSL, cada um tem uma função. Veja abaixo mais detalhes sobre eles.

1. Validação de domínio

Este é o tipo de certificado de segurança SSL mais utilizado atualmente. Sua função é verificar apenas o domínio por meio de um processo que utiliza um e-mail. 

Ele basicamente age em segundo plano, enviando um e-mail para um endereço eletrônico administrativo que vai confirmar o pedido. Dessa forma, ele consegue verificar se o solicitante também é o proprietário do domínio.

Este processo do pedido é rápido e pode ser concluído em alguns minutos. Esse tipo de certificado SSL é mais indicado para sites menores que não necessitam de uma criptografia mais avançada. Geralmente ele é indicado para blogs, fóruns e sites institucionais.

2. Validação de organização

Este tipo de certificado de segurança SSL também tem uma verificação de identidade. No entanto, ele utiliza outros dados para fazer a verificação, como extrato de registro comercial, dados bancários ou telefone. Este é um modelo de certificado mais utilizado para lojas virtuais, sites corporativos e servidores de e-mail.

Este é um tipo de certificado com um valor mais alto, muito pelo seu tipo de verificação, sendo um pouco mais avançada do que um simples símbolo de https.

Ainda assim, vale considerar que, neste caso, o poder de proteção do certificado SSL é maior, já que o usuário tem a possibilidade de verificar a identidade de quem está fazendo a transmissão de dados. 

Portanto, o certificado SSL de organização oferece informações como o nome da organização, dados do endereço e outros que facilitam a identificação da legitimidade do site. 

3. Validação estendida

Esse certificado tem a linha de endereço exibida no navegador marcada de verde. A verificação deste tipo de certificado é feita da mesma maneira que a anterior (organização), mas também é verificada a autorização do requerente.

Além disso, a criptografia padrão utilizada neste certificado SSL é de 256 bits. Dentre as informações do certificado, estão incluídas o proprietário, nome de domínio, nome da empresa e endereço. 

Todo este processo exige um teste de propriedade mais preciso, tornando o processo de pedido um pouco complexo, encarecendo o serviço. 

No entanto, este tipo de certificado de segurança SSL é o mais seguro, especialmente pelo seu tipo de criptografia e maior exposição de dados do proprietário do site.

Qual o melhor tipo de certificado de segurança SSL?

foto com legenda certificado de segurança ssl melhor tipo
Para cada negócio há um certificado adequado. Foto: Canva.

Primeiramente, é necessário dizer que todos os certificados de segurança SSL são muito bons. A prova disso é que o tipo de certificado mais simples, o de domínio, é muito utilizado pela maioria dos sites, então ele não vai te deixar na mão.

No entanto, não é sobre qual é o melhor tipo de certificado e sim, qual é o certificado adequado para o seu projeto. Neste caso, é preciso que se faça uma avaliação do seu tipo de negócio e a necessidade de proteção dos usuários que acessam o seu site.

Mas não seria melhor pegar aquele que tem maior proteção e informações? Sim, é uma ótima ideia, mas ele é mesmo necessário? Você deve se lembrar que o valor do certificado SSL aumenta de acordo com a sua dificuldade de verificação e nível de proteção.

Portanto, o ideal é que você escolha um parceiro para fazer um bom negócio na hora de comprar o seu certificado de segurança SSL. 

O certificado SSL Hostinger oferece diversas vantagens para o seu site, pois a empresa é referência tanto no fornecimento de certificados, quanto de outros serviços como hospedagem e registro de domínio.


Gostou de saber mais sobre o certificado de segurança SSL? Sabia da importância dele para o seu site? Agora que você sabe, não deixe de conhecer as opções para contratar o seu e não se esqueça de conhecer as opções de SSL das melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil.

Foto em destaque: Canva.

Rana Fernandes

Rana Fernandes

Rana Fernandes, licencianda em História pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, ama novos aprendizados e descobertas, e faz análises de produtos e lojas para o Eletro Críticas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Eletro Criticas
Logo