Como saber se uma loja é confiável e comprar com segurança

Hoje o Eletro Críticas vai te ajudar a comprar em qualquer site com segurança, mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele.

 

Após muita pesquisa, nossa equipe descobriu que há pouca ou nenhuma informação de qualidade ensinando o consumidor a se proteger em compras online, incluindo:

 

        – Como evitar lojas falsas.

        – Dicas para conferir antes de comprar.

        – Sites para analisar qualquer loja.

        – Como nunca ser enganado.

 

Pensando nisto, criamos este guia que vai tirar todas as dúvidas na hora de pedir seu produto online.

 

 

Vem comigo que temos uma supresa para você no final do artigo.

ÍNDICE:

Basta clicar no assunto que você quer ler.

introdução lojas confiáveis

Introdução

Quem nunca coçou o dedo para comprar ao ver aquela promoção inacreditável aparecer na sua timeline do Facebook? 

 

Ou aquela oferta com mais de 50% de desconto?

 

Logo após o primeiro momento de euforia de um achado único, vem a pergunta se a loja é ou não confiável.

 

Infelizmente, nem todo mundo dedica tempo o bastante para saber se aquele produto é realmente de uma loja de confiança e acaba por pagar burro por lebre e ficando absolutamente sem nada.

 

Muita gente se questiona porque isso acontece em pleno 2019, com tanta informação disponível na internet e tantas pessoas falando que devemos ter cuidado onde inserimos nossos cartões de créditos.

 

Isso se dá por alguns motivos:

Falta de atenção

Isso mesmo. A grande maioria das pessoas na corredia da vida diária acaba por na pressa não tomar cuidados básicos na hora de comprar online. Muitas vezes os farsantes criam lojas iguais ou similares as grandes para parecer legítimos e enganar a pessoa.

Não resistir a descontos

Uma verdade universal é que se o desconto é bom demais para ser verdade, provavelmente não é! Golpistas sempre se utilizam de valores bem abaixo do mercado para enganar os consumidores e "venderem" mais produtos em um curto espaço de tempo.

Não pesquisar

Estamos em 2019! Uma breve pesquisa sobre uma loja não demora mais que alguns minutos, e basta você pegar o celular em seu bolso e verificar em redes sociais, plataformas especializadas e outros fatores que vamos explicar mais a frente.

Compre com segurança

Pensando nisso fizemos este guia detalhado com todas as dicas necessárias para você comprar com segurança em qualquer loja e sempre ter uma forma de recuperar o seu dinheiro caso algo saia errado.

 

Porém, sempre é válido lembrar: 

 

Se a oferta parece boa demais para parecer verdade, provavelmente não é!

 

O bom sendo é sua melhor arma! Valores que são muito abaixo do mercado, em lojas que você nunca ouviu falar, raramente serão ofertas verdadeiras.

Cuidado com lojas falsas

A grande maioria dos golpes caem na primeira armadilha apresentado anteriormente: A falta de atenção.

 

Os golpistas se utilizam da nossa pressa para criar lojas idênticas á grandes marcas, como a Amazon ou a Americanas.

Este golpe é conhecido como Pishing. 

 

Neste caso o golpista cria uma página igual a original, como por exemplo da Americanas, porém a página é falsa e sem qualquer relação com a empresa.

Navegadores mais novos como o Chrome, avisam automaticamente na grande maioria das vezes!

Esta é uma prática antiga, mais que ainda se prova muito eficaz, tendo inúmeros casos todos os dias de pessoas que tem seu cartão de crédito roubado ou seu dinheiro por confiarem demais em lojas falsas.

 

Geralmente a página é parecida com a original, mas há algumas formas de identificar facilmente se você está na página certa.

Veja este vídeo para saber mais:

Pontos principais:

Verifique o cadeado SSL

Entre na página procurando diretamente pelo Google

Evite clicar em propagandas no seu email e facebook

Procure por erros na página.

dicas pagina real

Verifique os 03 itens

Verifique o cadeado na url

Ao clicar no cadeado ao lado do endereço, deve aparecer “A conexão é segura”. Você também pode ir em certificado e verificar se ele é válido e para quem foi emitido. A Americanas por exemplo, sempre é emitido para b2w, sua empresa. Se estiver algum erro, corra!

dados e cnpj em destaque

Os dados de sites falsos (ou que são feitos para propósitos fraudulentos) escondem seu CNPJ e seu endereço. Todo site bom terá, normalmente no seu rodapé, o endereço e o CNPJ, que pode inclusive ser verificado no site da Receita Federal.

Aceita cartão de crédito

Lojas de confiança aceitam todos os tipos de cartão de crédito, e grandes sistemas de pagamento como o Mercado Pago e o Paypal. Se a loja apenas aceita boleto, tenha certeza, é furada!

reputação loja

4. Verifique a reputação da loja online

Toda loja que já atua há algum tempo na internet possui inúmeros comentários em outras páginas, e analises em páginas especializadas.

 

Nós do Eletro Críticas analisamos dezenas de site para trazer para nossos leitores se é confiável ou não comprar em determindas lojas.

 

Por exemplo, já fizemos analises do Wish, Aliexpress e da Amazon.

Você sempre pode digitar no google “Loja X é confiável?”

 

Normalmente se a loja já possuí um tempo de funcionamento, haverá analises de sites independentes, comentando todas as vantagens e desvantagens da mesma.

 

Outros sites, como o do PROCON, do Reclame Aqui e outros, possuem também áreas especializadas com analise das principais lojas do Brasil e quais são confiáveis ou não.

 

Veja este vídeo com algumas dicas: