Um artigo do Eletro Críticas: 

05 cuidados ao comprar online no Brasil que você deve tomar

Está em dúvida se uma loja é segura? Confira nosso guia completo e passo-a-passo para que você possa tirar todas as sua dúvidas e comprar com segurança.

É difícil resistir á uma oferta. Nós sabemos disso!

Principalmente quando ela aparece na sua frente, de algo que você realmente precisa. É nesse momento que realizamos uma compra por impulso, e acabamos depois preocupados se ela irá ou não chegar.

Nossa equipe do Eletro Críticas, após a análise de diferentes lojas, chegamos a algumas conclusões para saber se uma loja pode ser confiável ou não, e decidimos dividir com nossos leitores estas dicas que usamos em nossos artigos e vidas pessoais.

Inclusive, você pode conferir nosso Ebook, nele também há dicas maravilhosas para você comprar com mais tranquilidade (ou enviar para sua tia que não é tão familiarizada assim com compras online).

Fique atento a cada uma delas! Se preferir você também pode ver esse artigo em vídeo:

05 cuidados ao comprar online no Brasil que você deve tomar.

Dica 01: Cuidado com promoções exageradas.

Primeira dica é obvia, mas é a que mais faz pessoas comprarem em lojas falsa e serem enganadas.

É aquela oferta irresistível de um iPhone por um preço nunca visto.

Por via de regra, se a promoção é muito boa para ser verdade, provavelmente não é.

Não que não seja possível encontrar descontos bons se realizerem uma pesquisa, ou se esperarem alguma promoção pontual de alguma grande loja.

O que você não irá encontrar, é um produto que normalmente é vendido por 5 mil reais, por mil reais. Isso simplesmente não acontece, nenhum vendedor vai oferecer produto mais barato do que comprou.

Enquanto é sim possível encontrar ofertas com o preço maior, usando ferramentas como o Buscapé ou o Já Cotei, normalmente a variação normal de um produto é de até 30% do valor original.

Essa regra vale até para lojas grandes, como a Amazon ou a Americanas. Elas são lojas antigas e de extrema confiança, porém por serem já reconhecidas, muitas pessoas criam lojas com o mesmo design e endereço parecido, para enganar os consumidores.

O que nos leva a nossa próxima dica.

Dica 02: Cuidado com lojas falsas

Isso mesmo.

Como expliquei anteriormente, lojas que são confiáveis, geralmente fazem com o que a pessoa não se preocupe tanto com os valores extremamente baixos e acabam enganadas.

Não pela loja, que não tem culpa nenhuma, mas por pessoas de má índole que criam lojas que são visualmente iguais as originais, fazendo-os acreditar que estão pagando para a Submarino, por exemplo.

Elas geralmente são bem parecidas, algumas extremamente iguais. Para evitar que isso aconteça com vocês há algumas coisas que você pode fazer para ter certeza que aquele é a loja oficial.

#1: Veja o endereço da lojas no seu navegador.

Normalmente os pishings (como são conhecidos), tentarão fazer um endereço parecido com a loja, porém nunca são iguais.

Por exemplo, se você estiver comprando na Shoptime, o endereço que começara no seu navegado é: https://www.shoptime.com.br/, seguido por alguns outro texto, dependendo de que página você está.

Se não tiver exatamente como descrito, ou tiver alguns nomes diferentes, ou não finalizar em .com.br, já desconfie, pode ser que você esteja em lojas falsas.

Se você desconfia que está em uma falsa, você pode ir para o próximo passo.

#2: Pesquise pela loja no Google.

importancia de verificar o ssl de lojas
Este cadeado no lado esquerdo garante a criptografia. (Foto: Eletro Críticas)

Isso mesmo, pesquise pelo nome da loja no Google.

Vamos dizer que você está comprando na Saraiva, e quer saber se aquela é realmente a lojas, abra o seu navegador e digite “saraiva”. O primeiro endereço 100% será a loja oficial.

O Google possui ferramentas de alto nível para garantir que lojas falsas de marcas reconhecidas se quer apareçam em suas buscas, principalmente em sua primeira página de buscas.

Ao clicar na loja, você pode procurar pela oferta que estava olhando.

Não se preocupe, nenhuma loja de confiança faz oferta com tempo limitado, essa é apenas uma tática para te enganar.

Por último, tem algo mais que você pode fazer para saber se a loja é verdadeira e não falsa.

#3 Procure pelo Cadeado de SSL no endereço do navegador.

Isso mesmo, aquele pequeno cadeado que tem do lado esquerdo do endereço no seu navegador.

Esse é um código de SSL, que garante que aquela loja usa um sistema de encriptação entre seu computador e o dele. Normalmente lojas falsas não possuem nenhum.

O ideal é você clicar, e verificar se o nome da loja aparece nas informações, isso redobra a garantia que a loja é realmente aquela que diz ser.

Dito isso, vamos para a próxima dica

Dica 03: Cuidado com lojas que só aceitam Boleto

Nem toda loja ruim só aceita boleto. Mas toda loja que só aceita boleto, é ruim.

Porque?

Porque é mais dificil ter acesso ao dinheiro se você paga por cartão de crédito, além de que é possível a qualquer tempo você realizar um chargeback no seu cartão caso tenha sido enganado.

Para quem não sabe, Chargeback é quando você liga para sua operadora e pede para realizar o cancelamento de uma compra e extorno do pagamento por conta de fraude.

Cada cartão tem seu próprio procedimento, e só pode ser realizado caso comprovado que a compra foi fraudulenta em alguma forma.

A rede fez um vídeo sobre o assunto:

Rede ajuda: o que é chargeback?

Dito isso, vamos a quarta dica.

Dica 04: Cuidado com lojas novas

Eu adoro comprar em lojas que são novas.

Principalmente porque por elas estarem entrando no mercado agora, tem ofertas melhores e o atendimento é melhor.

Porém, é preciso muito cuidado ao comprar delas, porque lojas que não entregam e que foram feitas apenas para enganar, geralmente não duram muito na internet.

É importante saber que não é porque é nova que é uma loja ruim, toda empresa começou de algum lugar, porém sempre é mais seguro comprar de lojas que já tem milhares de clientes satisfeitos.

Há algumas formas de saber se aquele ecommerce surgiu agora ou já é reconhecida no mercado.

Vamos a alguns passos

#1: Olhe as redes sociais

Todo ecommerce decente tem redes sociais, e estão bem indicadas na própria página de venda.

Normalmente essas redes sociais possuem milhares de seguidores, e suas fotos e postagens muitos comentários.

Se você não encontra, ou se as redes sociais tem pouquissimos seguidores, tome cuidado.

Não é um indicativo claro que é uma loja falsa, mas é preciso ter mais cuidado, já que ainda não é reconhecida.

#2: Procure em sites especializados

Normalmente sites especializados, como o próprio Eletro críticas, fazem dezenas, se não centenas de reviews e analises de lojas mais conhecidas.

Lojas que são mais antigas, com certeza estarão lá.

Você também pode ver outros sites que fazem o contato entre os consumidores e a loja, como o Reclame Aqui ou o Ebit.

Você pode procurar no próprio google, por exemplo, digitanto “nome da loja” + Eletro críticas.

Se já fizemos uma análise, você encontrará. Você inclusive pode ir direto na nossa categoria, lá há dezenas de lojas em que analisamos e compramos, destacando os pontos fortes e fracos de cada uma.

Dica 05: Confira o CNPJ e endereço da loja

verifique o cnpj de toda loja
Importante conferir se o CNPJ corresponde a loja. (Foto: Eletro Críticas)

Toda loja online para vender precisa de um CNPJ.

Ele é identificador da empresa junto á Receita Federal.

Normalmente o CNPJ está em destaque no final da página ou na parte do “Sobre nós” da empresa.

Se você não consegue encontrar, é um péssimo sinal. Normalmente lojas fraudulentas não possuem, por isso escondem ou não mostram em lugar nenhum.

Mas mesmo após encontrar, é importante que você faça a consulta no site da Receita Federal para que você confira se é verdadeiro, já que qualquer um pode colocar alguns números aleatórios, ou até copiar de outras empresas.

Para consultar é bem simples, basta entrar no site, colocar o CNPJ no campo, clicar em “Não sou um robô” e Consultar.

consulta CNPJ
Bem simples consultar! (Foto: Site da Receita Federal)

A próxima página será o alvará da empresa, com todos os seus dados e seu nome fantasia. Confira se é o mesmo utilizado na loja.

Conclusão: Com um pouco de cuidado, você pode comprar com segurança.

A verdade é que é sim muito seguro comprar na internet, basta ter alguns cuidados essenciais como verificar a loja que está comprando, conferir se ela entrega os produtos no prazo e não cair em ofertas exageradas.

Nossa equipe faz basicamente todas as compras de formas online, e nunca tivemos nenhum problema que não conseguisse ser resolvido de alguma forma ou de outra.

Se você tomar os cuidados e não cair no conto do vigário em ofertas de 90% de desconto, provavelmente tudo ocorrerá bem.

Fica o aviso, que problemas podem ocorrer até em lojas de extrema confiança, que passaram em todos os testes anteriores. A questão é se vai ser resolvida depois ou não.

Como exemplo, compramos dezenas de vezes na Centauro e nunca tivemos problemas, porém recentemente estamos recebendo reclamações na demora da entrega.

Provavelmente por conta do que estamos passando. Mas como sei que é uma loja nacional, o problema será resolvido e/ou o dinheiro será devolvido.

Lembrem-se de compartilhar este artigo com quem você pensa que precisa saber, e se tiver quaisquer dúvidas, basta deixar seu comentário abaixo que nossa equipe responderá o mais breve possível.

Aléxia Macêdo

Aléxia Macêdo, graduanda em Ciências Sociais, apaixonada por literatura e internet, escreve para o Eletro Críticas suas analises de lojas e produtos de confiança.

Deixe sua opinião sobre o artigo.

Deixe um comentário:

Receba agora seu guia: