Um artigo do Eletro Críticas: 

Como saber se um fogão cabe na minha cozinha?

Você já deve ter feito essa pergunta no momento da escolha de um fogão, seja na construção ou reforma de uma cozinha. Por isso nossa equipe do Eletro Críticas criou este artigo completo para te ajudar!

 Montar uma cozinha, ou até mesmo comprar produtos novos para recompor a sua cozinha pode ser uma tarefa muito fácil, desde que você tenha atenção em algumas características para compor uma cozinha com praticidade e que atenda suas necessidades.

Quando você vai escolher os eletrodomésticos, deve observar algumas características para sua comodidade, como fogão ideal, pois ao contrário do que muitos pensam, escolher um para suas necessidades é um diferencial quando você for desempenhar atividades que se tornam cotidianas na sua cozinha.

Há diversos modelos para atender a necessidade de cada pessoa, os embutidos, para aqueles que tem um espaço menor e para encaixar em móveis planejados, tem os de piso, tem de mesa (conhecida como oscooktop e domino), sendo necessário ainda na escolha saber quantas pessoas irão usá-lo para saber quantas bocas o fogão deve ter.

Para saber se o fogão cabe, você deve medir o espaço disponível para ele, que observe os móveis que estão ao seu redor, além de considerar o número de pessoas que utilizam o equipamento, sendo de suma importância saber se vale a pena o investimento de um embutido, no caso do imóvel ser alugado.

Lembre-se também de considerar o espaço do gás.

 Antes de mais nada:

  • Ao iniciar a montagem de uma cozinha, ou a renovação dela, é importante ficar atento as características dos eletrodomésticos que a irão compor;
  • Há diversos fogões, cada um dirigido para a necessidade de um tipo de consumidor;
  • O de piso é o mais utilizado atualmente, mas é necessário observar o espaço na cozinha, não apenas para ele, como também para o botijão de gás, ou para o cano do gás;
  • O de embutir, deve ser calculado o tamanho no momento em que a cozinha está sendo planejada, pois esses são escolhidos por quem deseja aproveitar melhor o espaço de sua cozinha;
  • Os cooktops, vem ganhando grande força no mercado, pois são versáteis e ocupam menos espaço, já que podem ser instalados em mesas, moveis ou pias.
lembre-se de medir o aparelho antes de comprar

Continue lendo para ter mais informações a respeito, além de quais são os diferentes tipos, entre outras características a respeito do tema.

Você também pode ler outras análises de produtos do nosso site.

Como saber se um fogão cabe na sua cozinha?

Quando decide-se comprar um fogão nem sempre se tem ideia de que ele pode não caber na cozinha, mas essa é uma questão que merece muita atenção, pois além de medir o espaço disponível para ele na cozinha, também é necessário que se meçam as portas que serão utilizadas para a passagem do aparelho.

Pois, caso ele seja maior que as portas de passagem, isso dificultará ainda mais sua instalação.

É importante que você responda as seguintes perguntas:

  • Qual o espaço disponível?
  • Pretende forno?
  • O forno pode ficar separado?
  • Deseja fogão a gás?
  • Prefere poupar na conta de luz ou na compra de gás?
  • Quantas pessoas vivem com você?
  • Sua cozinha é planejada?
  • O imóvel onde você mora é seu ou alugado?

Logo no início da escolha é importante decidir em qual espaço da sua cozinha ele vai ficar, pois, essa é uma decisão muito importante a ser tomada, já que depois de decidir o local que ele irá ocupar você poderá medi-lo, para ter uma ideia do espaço que está disponível para o fogão ocupar;

Você pode utilizar fita métrica para tirar as medidas do espaço em que será colocado fogão;

Observe o local que o aparelho ficará, não é aconselhável que fique próximo à geladeira, pois caso fique próximo a ela o consumo no aumento da energia é maior, devendo ter no mínimo 5 cm de distância entre o aparelho e os moveis próximos.

Meça sua altura, se você que for utilizar o equipamento, no caso do equipamento ser usado por outra pessoa, meça a altura dela, pois é importante que tenha uma altura adequada para o uso, já que se for muito baixo pode causar problemas ao usuário, inclusive podendo gerar dores nas costas.

Se você já tirou sua dúvida, você pode agora ver mais sobre os da Brastemp.

evite colocar seu fogão colado com outros aparelhos

Estude bem o ambiente onde ficará

Com uma fita métrica meça a altura, a largura do local reservado para o fogão;

Procure um local próximo ao lugar de preparo dos alimentos;

Após saber as medidas e ter escolhido o local para ele busque o mais adequado para se encaixar em suas preferências. (Se for possível você pode medir também o aparelho que escolher, para ter certeza que ele irá caber na sua cozinha)

Se o espaço que possuir para ele na sua casa for pequeno, o ideal é que você escolha um de duas bocas, desde que na residência more até duas pessoas, caso o espaço seja pequeno, mas more em uma quantidade maior de pessoas, é necessário um que contenha de 4 a 6 bocas, podendo optar pelo cooktop, por ele não ocupar tanto espaço e por poder ser instalado em bancadas.

Se você possuir um espaço maior, pode optar por fogões de piso, que são mais em conta, e dispensam grandes mudanças na cozinha ao serem trocados, sendo os mais indicados para quem não morar em casa própria.

Pois não é necessário que inicie obras na cozinha na hora de muda-lo, sendo ainda de fácil locomoção.

Já os cooktops e embutidos são mais indicados para locais onde não serão necessárias grandes mudanças, ou locomoção do fogão com o passar do tempo.

Dicas:

Quando for escolher o seu fogão observe o tamanho dos queimadores, pois são de suma importância na hora do cozimento dos alimentos;

Os de piso possuem preços mais em conta, por isso se você estiver buscando economizar eles são a melhor opção.

Ao optar por um de piso, caso o gás da sua casa não seja encanado, é importante que você não esqueça de deixar um espaço para o gás ser colocado.

Se escolher os cooktops, tenha em mente pode colocar o forno em qualquer lugar da sua cozinha, podendo ser até mesmo elétrico, sem a necessidade de que os queimadores fiquem acima do forno, como acontece nos fogões de piso. Você pode escolher um lugar de melhor acesso para o seu forno.

Tipos de fogão

Há diversos tipos, desde os mais simples, que são os de pé até os industriais. Quando for escolher o seu fogão é importante observa qual se adéqua melhor a sua necessidade.

Veja abaixo os tipos disponíveis no mercado:

Fogão de piso

Esse tipo de fogão é um dos mais conhecidos, além de possuir um dos preços mais acessíveis, por esse motivo é muito comum encontrá-los na maioria das cozinhas.

O de piso, funciona através de gás, podendo vir com pés mais alto ou mais baixos. Tendo em média de 85 cm ou 95 cm de altura, além de possuírem de 4 a 6 bocas. O de piso é mais prático, pois não é necessário que sejam instalados em bancadas.

Os de piso têm altura de 80cm a 95cm (medida do aparelho e do pé de apoio), possuem de 30 a 65 cm de profundidade, devendo-se observar ainda o espaço para o botijão de gás, caso o gás não seja encanado.

De mesa

A preferência por esse tipo tem crescido bastante nos últimos anos, os fogões de mesa, conhecidos como cooktops ou dominós ( de mesa com uma ou duas bocas), são ideais para apartamentos, ou cozinhas com pouco espaço.

Pois, podem ser instalados sobre bancadas, contudo é necessário que se observe as instruções de instalação do cooktop que você escolher, pois tem alguns que ao ficarem superaquecidos desligam, sendo de suma importância que o local onde será instalado tenham as medidas corretas.

Este modelo possui a parte inferior que encaixa na bancada diferente da parte superior, sendo necessário que se observe bem as medidas para se acomodar adequadamente no local onde será instalada.

Eles podem ser a gás, elétricos ou induzidos (são os fogos que utilizam energia elétrica). Trazendo ainda possibilidade de que se instale um forno em um local diferente do cooktop.

Para serem instalados é necessário que a bancada tenha no mínimo 20mm de espessura.

Os fogões de mesas, que são os adequados para cozinhas com pequeno espaço disponível para os fogões, possuem dimensões a partir de 30 cm de largura x 52 cm de profundidade e 11 de altura.

Mos caso dos que possuem duas bocas, já o de quatro bocas possui aproximadamente 56,5 cm de largura x 52 cm de profundidade e 11 de altura.

Já o de cinco bocas, indicado para famílias maiores, ou para casas que recebam muitas pessoas, possuem a dimensão de 73 cm de largura x 46 cm de profundidade e 9 cm de altura.

Embutidos

unicook

São os mais adequados para cozinhas planejadas, pois são pensados ainda no projeto da cozinha, sendo definidas suas medidas ainda antes da construção dela. 

Podem ser instalados em bancadas ou pias, por exemplo, possuindo uma altura entre 60 ou 70 cm, e em caso de necessidade a bancada pode possuir uma parte mais alta para dar o apoio correto para a altura ideal do fogão.

Esse tipo de forno pode possuir de um há dois fornos e 4 a 6 bocas.

Por serem indicados para cozinhas planejadas, merecem muita atenção quanto as suas medidas, possuindo a profundidade a partir de 51 cm, dependendo da quantidade de bocas, e largura de 50cm, já a altura varia de 60cm a 70cm.

A lenha

 Carrefour Fogão a Lenha Metávila Dupla Combustão Grande F800F

Esse tipo de fogão é menos convencional e mais utilizado para quem deseja dar um ar mais colonial, ou rustico a sua cozinha, não sendo muito indicados para quem deseja uma cozinha mais pratica, já que o tempo de cozimento nesse tipo é mais lento, além de utilizarem a lenha para funcionar.

Eles podem ser adequados conforme o seu desejo, mas normalmente costumam ter 76,5 cm de largura, 56.5 cm de profundidade e 78,5 de altura.

Dica: Você pode instalar uma das outras opções na sua cozinha e deixar o fogão a lenha em uma área externa, que irá proporcionar um estilo a mais ao ambiente, além de ser um excelente auxiliar nos dias frios.

Industriais

foto do modelo Leona da Cristal Aço com 04 queimadores

Esse modelo de fogão são mais utilizados em grandes restaurante, hotéis, etc.,

Eles são ideais para o preparo de grande quantidades de refeições, trazendo modelos de 4,6 e até 8 bocas, mas não são utilizados nas residências, pois necessitam de um grande espaço para serem instalados, não sendo por isso escolha da maioria das pessoas para compor sua residência.

Eles são os que necessitam de maior espaço na cozinha para serem instalados, por esse motivo são pouco utilizados nas cozinhas residenciais.

Eles possuem  em sua maioria a altura de 80cm,com profundidade de 50 cm e comprimento de 107cm, o fogão de três bocas, já o de quatro bocas possui a profundidade de 51 cm e o cumprimento de 115 cm.

O equipamento que possui 6 bocas, tem a mesma altura dos citados, com a diferença para a profundidade que é maior, sendo de 81cm e o comprimento 108cm, podendo variar, dependendo da marca do fogão.

Perguntas frequentes:

 Posso colocar o fogão bem ao lado de outro eletrodoméstico?

 É indicado que todo eletrodoméstico tenha um espaço que será chamado de espaço de respiro, para seu uso adequado, de no mínimo 5cm.

Ele costuma esquentar as áreas ao seu redor, por esse motivo é importante observar que móveis ou eletrodomésticos ficarão ao lado do fogão.

Como vou saber a profundidade de um fogão?

 No momento da escolha do aparelho é possível perguntar essa informação ao atendente da loja, ou no caso da compra está sendo realizada pela internet, busque por características do produto que você encontrará essa informação, como outros detalhes importantes do equipamento, como a sua altura e sua largura.

 Como devo medir o espaço para o fogão na minha cozinha?

Após escolher o espaço que deverá ser ocupado pelo aparelho, use uma fita métrica, colocando-a em horizontal para medir a largura do espaço que deverá ser utilizado, com isso você terá uma ideia do tamanho da largura que poderá ter seu fogão, lembrando que é recomendado pelo menos 5cm de distancia entre cada eletrodoméstico.

Conclusão:

Nesse artigo nossa equipe do Eletro Críticas trouxe informações a respeito do tema, como saber se um fogão cabe na sua cozinha, trazendo uma explicação sobre os tipos que existem, além dos tamanhos que cada um pode possuir.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, basta deixar seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.

Deixe sua opinião sobre o artigo.

Deixe um comentário: