Atualmente, vídeos são o tipo mais popular de conteúdo online. Se você pensa em promover na internet o seu negócio, ou seus produtos, mas não sabe por onde começar, venha conosco.
O que é Video Marketing
Algo originalmente usado para anúncios digitais, o Video Marketing se tornou o principal meio de propaganda online, principalmente com a ascensão do Youtube. Pode ser algo muito poderoso para expandir seus negócios, se feito corretamente, é claro.
Com bons vídeos, você pode apresentar e promover sua marca, assim como seus produtos. Você também pode atrair novos clientes, conquistar sua confiança e muito mais.
De acordo com a Forbes, hoje os vídeos ocupam cerca de 82% do tráfego da internet. Inclusive, isso gera uma disputa crescente entre TikTok e Instagram, também aponta a Forbes.

Estratégia de Video Marketing
Apenas vontade não é o suficiente para você fazer um vídeo de vendas, por isso veremos aqui o passo a passo de como fazer um.
1. Seu objetivo
O que o seu você quer alcançar com esse vídeo. Introduzir sua empresa, promover a sua marca, vender seus produtos, adquirir novos clientes ou até mesmo promover um canal no Youtube costumam ser os objetivos mais comuns. Isso é o primeiro passo.
Você também pode tentar atingir mais do que um objetivo ao mesmo tempo, mas quanto mais específico é o seu ideal, mais fácil é de atingi-lo.
2. Escolhendo sua ferramenta
Agora, você precisa de um bom editor de vídeos. Apesar de baixar um editor de vídeo não ser algo difícil, escolher um pode ser.
Escolha um que tenha bastante ferramentas e que seja fácil de usar. Afinal, você não quer gastar mais tempo mexendo na ferramenta do que desenvolvendo sua ideia.
3. Público alvo
Agora que você tem a ideia e a ferramenta, falta saber quem é o seu público alvo, para quem seu produto é feito.
Pense em quem vai assistir seu vídeo. Idade, gênero, onde mora, educação, emprego e quanto ganham.
Então, pense no que esperam do seu conteúdo. O que querem ver, o que vão “enxergar” no seu vídeo.
Por fim, o que você pode fazer para conquistar esse público, para que seu vídeo seja relevante para seu público alvo.
Ao saber dessas 3 coisas, você pode começar a fazer o seu vídeo. Isso é muito importante, nunca comece sem antes ter respondido a esses tópicos.
4. Escolha o tipo de conteúdo
Você já sabe o que você quer, para quem e com o que vai fazer. Agora falta saber que tipo de conteúdo você vai fazer.
Por isso, trago aqui as opções mais comuns e populares para você:
- Demonstração
Um clipe curto mostrando o que é o seu produto e como ele funciona. É algo bom para qualquer tipo de produto, desde produtos físicos até serviços. Além disso, você pode promover conceitos e até dados mais difíceis, usando exemplos animados e infográficos.
- Institucional
Um vídeo que apresenta a sua empresa, seus colaboradores, sua missão e demonstra seus produtos no contexto de sua marca. É um grande ativo em uma campanha de marketing, com o objetivo de construir a visibilidade da sua marca.
- Educacional
Basicamente um vídeo tutorial para resolver um problema, de preferência usando seu produto. Claro que você também pode criar vídeos que não referenciam o seu produto descaradamente, isso ajuda a adquirir novos inscritos em seu canal e construir a fidelidade dos seus clientes.
- Entretenimento
Um vídeo para entreter, engajar ou impressionar o seu público alvo. Normalmente usado nas redes sociais, onde vídeos curtos, muitas vezes até cômicos, são bem populares.
O bom é que se as pessoas gostarem de seu conteúdo, elas vão compartilhar com seus amigos, familiares e seguidores, basicamente divulgando seu produto por você.
- Entrevista
Uma boa maneira de criar confiança em seu negócio. Encontre algum colega experiente ou um expert na área e filme uma pequena entrevista. Pergunte o que os seus clientes em potencial perguntariam. É uma maneira simples e direta de engajar e inspirar seu público.
Claro que você não precisa se focar em apenas um tipo de vídeo, podendo misturar esses tipos até em um mesmo vídeo, porque o mais importante é o seu objetivo.
5. Divulgando seu vídeo
Você tem o vídeo, agora falta divulgá-lo, o que você pode fazer em diferentes redes, sendo que cada uma possui suas vantagens e desvantagens.
No Youtube você tem bilhões de pessoas que podem ver os seus vídeos, mas vídeos de marketing mais diretos não são populares.
Já no Facebook, você pode criar uma página e até uma comunidade, porém você não terá um número preciso das visualizações, já que 3 segundos já conta como uma visualização.
Enquanto no Instagram, você pode potencializar seu alcance com hashtags. Mas, se o público alvo é muito mais velho, não é uma boa plataforma, já que a grande maioria dos usuários tem 30 anos ou menos.
Últimos passos
Agora que você sabe todos os passos para fazer seu vídeo, falta apenas fazê-lo e divulgá-lo, algo bem importante.
O que você pode fazer usando uma descrição e título que se dêem bem com os algoritmos de busca, através de parcerias com bloggers ou até mesmo pagando por engajamento.
Espero ter respondido todas as suas perguntas, porque tenho certeza que agora você vai se dar muito bem com seu vídeo de venda.